Jô convida um grupo de amigos para um passeio no barco de seu pai: Lenita, o casal Gustavo e Tereza, amigos da família Penteado, o ator Tony Duarte, ex-namorado de Gláucia, e seu amigo, Vitório, que Tony apresenta a todos como conde. Ao embarcar, eles descobrem que terão de dividir o passeio com desconhecidos. Horácio emprestou a embarcação para uma excursão escolar promovida pelo pacato professor Fábio Coutinho, que leva com ele a noiva, a temperamental Paula, mais seis alunos, todos crianças. O barco é conduzido por Ernani, funcionário de Horácio e amigo de Fábio.
Uma pane nos motores faz com que a embarcação desvie sua rota e acabe parando em uma ilha desconhecida e distante. Dados como mortos, os viajantes passam alguns meses perdidos. Porém, a convivência é difícil, já que Jô e Fábio antipatizam à primeira vista. Descobertos por dois pescadores, os náufragos são resgatados. A vida de todos esses personagens acaba transformada depois desse tempo juntos. Jô descobre-se loucamente apaixonada por Fábio, apesar de ele detestá-la – ainda mais quando ela tenta sabotar seu casamento com Paula.
Paula, por sua vez, passa a sentir-se atraída por Tony, que apaixonou-se por ela na ilha. Tereza descobriu-se grávida, enfurecendo a filha única, Babi, adolescente problemática que não aceita a ideia de ter um irmãozinho. Vitório, garçom de pizzaria, mente para a família Penteado, se passando pelo Conde de Parma, um nobre italiano, o que desperta o interesse de Gláucia. Tudo era uma farsa arquitetada por Tony para vingar-se de Horácio, que não aceitou seu namoro com Gláucia por ele ser pobre.
Enquanto isso, Lenita e Ernani se apaixonam, mas ele esconde a chave do mistério do naufrágio: forçou a pane no barco e o desviou da rota para fugir com uma quantia em dinheiro que havia tomado de um agiota. A história também destaca as aventuras de seis crianças – Cuca, Adriana, Xande, Sueli, Nanato, Cecéu e Verinha -, que sonham construir uma sede para o seu Clube dos Cebolinhas. Contudo, o foco é o casal Jô e Fábio, que passam a viver, feito cão e gato, um tumultuado romance que percorre toda a trama.
A partir de seu centésimo capítulo, A Barba Azul passou a ser a primeira novela em cores do horário das sete da noite da TV Tupi.
Após o incidente na praia - forjado pelas crianças quando Jô abraça-se à Fábio, este confessa à Martim que está perdidamente apaixonado pela moça. Adriana ouve toda a conversa e corre a contar para Jô que, apesar de muito feliz resolve ir passar uns dias em São Paulo. Enquanto isso, Zé Mario resolve procurar Babi para contar-lhe toda a verdade sobre sua cegueira. Não encontra a moça que havia saído momentos antes com Tito, e este antecipa-lhe que seu amigo não é nada cego. Furiosa, Babi vai à casa de Zé Mario.
Chegando à casa de Zé Mario, Babi arranca-lhe os óculos perguntando se enxerga algo. O moço resolve contar toda a verdade. Babi fica muito magoada. Ela está brava também com Gustavo e lhe diz que vai se casar com Tito. Zé Mario tira férias e vai passar alguns dias na casa de Jô, no Guarujá. Gustavo chama Tito para uma conversa.
Na conversa com Tito, Gustavo é obrigado a concordar com o casamento, embora fique frustrado, furioso. Nesse interim, Lenita e Ernani chegam de viagem. Na cena seguinte, Zé Mario fica sabendo do noivado de Babi e, logo a seguir, Martim chega em casa fingindo-se de bêbado e, com vários cheques na mão, promete dá-los a Ofélia se ela admitir que é uma chata.
Ceição fica ouvindo o papo de Oscar e fica indignada. Rafael pede desculpas a Horácio pelo papelão da festa. Ceição conversa com Ernani e Ivete e fica sabendo de tudo. Todas as amigas de Ceição querem ver a surra que ela vai dar no Oscar. Inocentemente, Oscar volta pra casa, leva uma homérica surra e fica todo quebrado. Nesse interim, Ivete conta pra Jô o que ouviu de Gláucia e Ester e, conta também para Horácio que promete se entender com as duas. Gláucia e Ester dizem que se vão de casa e que Jô fique.
Frustrada com a não realização do seu sonhado casamento com o professor Fábio, Paula resolveu optar pela vida tranquila com que Mauricio lhe acenou. Ele ficou milionário através da loteria e, Ofélia embora sabendo que a filha não ama aquele homem - ante a possibilidade de ter um genro milionário forçou a barra até conseguir da moça o sim às investidas do "novo rico".
Jô vai para o Guarujá muito feliz e, na estrada sofre um acidente. Jô no hospital inconsciente, e Gláucia pega a carta. Fábio conta pra Cuca e Adriana que pediu Jô em casamento. Jô sonâmbula é instada por Gláucia a escrever uma carta, onde diz não mais amar Fábio.
Gláucia consegue fazer com que Jô escreva a carta e, em seguida, dá-lhe um sedativo, pois ela quer que Jô fique desacordada. Gustavo percebe que Tito perdeu o emprego outra vez. Fábio está todo feliz esperando a carta de Jô. Horácio sente-se mal do coração. Ceição começa a se arruinar, a ficar bonita e não trabalha mais. Com Horácio doente, o conde vai visitá-lo. Gláucia diz ao conde que reatará o noivado. Surpreso, o conde não pode negar porque Horácio está muito mal.
Paula vai ver Fábio e pede-lhe que a beije. Quer comparar o que sente com relação a Mauricio. Adriana vê tudo. Jô acorda e liga pra Adriana e pede-lhe que avise Fábio que ela está indo para o Guarujá. Verinha diz para Ivete que está apaixonada por Zé Mario. Jô vai para o Guarujá. Recebendo a carta de Jô, Fábio fica furioso, dizendo às crianças que não quer mais vê-la e, que nem pintada de ouro, Jô entrará em sua casa.
Mauricio está diferente do dia anterior e deixa Paula totalmente desconcertada. Ela vai à casa da mãe e diz para Ofélia que o marido não gira bem da cuca. Ofélia conta a Paula a desfeita de Fábio não a convidando para madrinha e, Mauricio encontra-se com Zé Mario e o convida a hospedar-se em sua casa. Mario e Mauricio trocam os planos mútuos, comentam a falta de coragem do Conde. Oscar chega em casa cansado, reclamando e na casa de Maurício, este passa um pito no Conde pelo seu desentendimento com Zé Mario e, comenta o tipo que será no dia seguinte com sua mulher.
Maurício continua representando o pessimista e cismou que deverá vender sua casa. Fábio está a ponto de se arrebentar de nervoso. Jô continua o reconhecendo. Ele prepara as crianças para ir vê-la. Jô anda por aí, atacando de coquete. Ela encontra Maurício e Paula e joga todo seu charme e coqueteria sobre Maurício. Jô não reconhece Cuca e Adriana embora os trate bem. A confusão aumenta e Jô quer ir pra São Paulo. Vai ter de ir para um tratamento sério. Fábio está em frangalhos. Todos estão confusos, só Gláucia é que alimenta certa animosidade contra Jô. Por outro lado, Babi demonstra ciúmes do irmãozinho que nasceu. As coisas estão se complicando rapidamente...
As crianças reclamam da falta de conforto na ilha. Fábio é firme. Adriana briga com Sueli. Adriana conta pra Jô que é por causa dela. Sueli afirma que Jô está fingindo. Paula é parabenizada pelo nenê que está esperando. Ivete tenta reatar sua amizade com Vitório. Chegada do helicóptero com Graziela. Ivete enciumada. Graziela e ela ficam no mesmo quarto. Lenita tenta controlar Jô que está bebendo.
Jô sonâmbula sobe na jangada auxiliada pelo professor Fábio. Cuca acorda todo mundo pra assistir o evento. A jangada vira e Ernani salva Jô, trazendo-a até a praia. Horácio decide ir à ilha, pois está muito preocupado com sua filha que está bebendo muito. Ofélia indignada com Martim chama sua filha. Paula discute com Maurício sobre a chantagem que ele fez com sua mãe.
Ofélia dá um ultimato à Paula: ou Maurício ou ela. Paula fica confusa. Ivete atraca-se em luta corporal com Graziela que quebrou sua caixinha de música, presente de Vitório. Horácio chega à ilha, sendo recebido friamente por Jô. O ex-conde resente-se de Ivete ao julgar "um velho". Fábio discute com Jô que quer viajar assim que termine a excursão. Horácio entra na discussão.
Jô fica indignada com a bofetada que leva de Fábio. Horácio se intromete e acaba entornando o caldo. Brigam feio. Fábio sai e Lenita entra. Ela prossegue dizendo a Horácio as verdades que Fábio começara. Jô entra num estado febril. A discussão vai aumentando, a angústia de Jô também, num crescendo que leva ao desespero. Ela explode em lágrimas e se recorda de tudo. Nisso, Fábio já partiu para o Guarujá.
Na casa de Horácio, a festa começa a se animar com muitos convidados. Rafael também é um dos convidados. Maurício tenta beijar Paula, mas Ofélia surge e estraga tudo. Teresa está apavorada. Sinhá está na maior farra. Babi encontra-se com Mário que está fantasiado. Não o reconhece. Ficam papeando. Maurício consegue escapar com Paula para o desespero total de Ofélia. Fábio chegou de São Paulo mas não apareceu ainda à festa na casa de Jô. Ás 7 da manhã ele se encontra com Jô. Tudo se resolve para a felicidade deles e das crianças. Os outros casais também se acertam. Até Rafael e Alice se entendem.