Com o projecto de Cabora Bassa, envolvendo vários países, o governo português quer demonstrar que pretende continuar em África e que conta com apoio internacional.
Entretanto, os meios exigidos pela construção da barragem limitam os planos de Kaulza de Arriaga, o general comandante-chefe em Moçambique, que pretendia completar os efeitos da operação Nó Górdio com a realização da operação Fronteira, destinada a impedir a entrada de guerrilheiros no território.
Grande parte dos efectivos portugueses terão que deslocar-se para o Distrito de Tete, onde a guerrilha intensificava a sua actividade desde 1968.
Ao contrário do que anunciava ser seu objectivo, a Frelimo não atacou a obra de Cabora Bassa.
Ou porque não tencionava fazê-lo ou porque foi impedida pelo dispositivo de segurança montado pelos portugueses.
Com o projecto de Cabora Bassa, envolvendo vários países, o governo português quer demonstrar que pretende continuar em África e que conta com apoio internacional. Entretanto, os meios exigidos pela construção da barragem limitam os planos de Kaulza de Arriaga, o general comandante-chefe em Moçambique, que pretendia completar os efeitos da operação Nó Górdio com a realização da operação Fronteira, destinada a impedir a entrada de guerrilheiros no território. Grande parte dos efectivos portugueses terão que deslocar-se para o Distrito de Tete, onde a guerrilha intensificava a sua actividade desde 1968. Ao contrário do que anunciava ser seu objectivo, a Frelimo não atacou a obra de Cabora Bassa. Ou porque não tencionava fazê-lo ou porque foi impedida pelo dispositivo de segurança montado pelos portugueses.