Cria de Sepetiba, o Xamã tem uma história digna de cinema, uma das suas grandes paixões. Com álbum recém lançado, o ator, cantor e compositor comenta sobre os bastidores de "FRAGMENTADO", mas também sobre diversos outros temas. Falamos sobre referências na música e na sétima arte, sobre os traumas e perrengues que ele passou, sua ancestralidade indígena, sua relação com a cidade, saúde mental, e muito mais.
Anchietx, Cupertino e Leo Guima saíram de São Gonçalo pra conquistar o mundo. Os Garotin são um encontro extraordinário, mágico, de outras vidas quem sabe. Aliás, o sobrenatural permeou boa parte da nossa conversa - seja sobre o que sentem com a música, o que ela representa e seu poder. Mas é claro que também trocamos bastante sobre as referências de cada um, suas histórias, inspirações e muito mais - tudo isso em um episódio pra lá de especial, super animado e que com certeza vai te render boas risadas.
Nos últimos anos, a perseguição histórica aos ritmos periféricos ganhou nova força com a criminalização do funk e do trap no Brasil. MCs passaram a ser alvo de operações, detenções e prisões, enquanto a cultura de favela enfrenta ataques cada vez mais articulados. Para debater o tema, participaram Dani Monteiro, deputada do PSOL e presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Alerj; o advogado criminalista Fernando Henrique Cardoso, responsável pelos casos de Oruam e MC Poze; e a pesquisadora Tamiris Coutinho, mestra em comunicação. A conversa abordou as ondas de repressão ao funk, o impacto econômico da cultura periférica, o projeto de lei 26/2025, apelidado de Lei Anti Oruam, apresentado pela vereadora Amanda Vettorazzo, e os desdobramentos da prisão do rapper, além de possíveis caminhos para enfrentar essa perseguição.
Neste episódio eu converso com Marcelo D2 e Nave, os criadores de um novo gênero musical, o Novo Samba Tradicional - que mistura elementos clássicos do samba com outros da música eletrônica contemporânea e está presente em "Iboru" e nos "Manual Prático do Novo Samba Tradicional". Nessa nova estética o surdo deu lugar ao 808, o violão de 7 cordas ficou distorcido e diversos outros instrumentos sofreram alterações. Tudo isso fica evidente nas mixes que eles abrem pra gente com exclusividade.
Duda Beat é, sem dúvidas, uma das artistas mais originais da música brasileira hoje. Desde "Sinto Muito", seu arrebatador álbum de estreia, procurou ser disruptiva e ser pioneira no do pop alternativo. Ao seu lado, Tomás Tróia e Lux Ferreira ajudam a cantora a dar forma às suas ideias. Os produtores são super criativos, cheios de referências e fundamentais para dar identidade ao som da Duda. Portanto, no episódio de hoje, faço um Especial que passa por toda a carreira da Duda, passando por "Sinto Muito", "Te Amo Lá Fora" e "Tara e Tal". Abrimos mixes das três fases e mostramos o que faz dela essa artista tão incrível. A importância do estranhamento, a "dança da canção", saúde mental, criatividade e diversos outros temas foram abordados nesse episódio pra lá de especial.
Foquinha é jornalista de formação e começou cedo no mundo da influência. Seu trabalho fica na intercessão dessas duas áreas - algo que me intriga muito - e conversar com uma das minhas grandes referências profissionais foi incrível. Nosso papo parte da sua história de vida, mas logo ela conta sobre sua carreira nas redações, a ascensão no Youtube, entrevistas com celebridades, trabalhos como apresentadora dentro e fora da TV e muito mais.
Luedji Luna é um farol que ilumina os caminhos da música brasileira contemporânea. A cantora, compositora, empresária e atriz lançou recentemente dois álbuns que conversamos bastantes, "Um Mar Pra Cada Um," e "Antes Que a Terra Acabe" e estreia no cinema com "A Melhor Mãe do Mundo". Seus álbuns são chiques como ela e cheios de particularidades que são importantes de serem discutidas, assim como a sua história e o que ela representa. Falamos sobre seu lado compositora, a pressão de ser artista na era das redes sociais, sua festa autoral, curiosidades, Sade e muito mais.
O Norte é o norte! Este episódio é uma verdadeira aula. Uma audição obrigatória pra quem ama e quer entender o Brasil. Para além de Rock Doido e suas referências e influências, Gaby Amarantos conta sobre sua carreira, o tecnobrega, a importância de descentralizar, a cultura de Belém e, consequentemente, do Brasil - e muito mais.
Carol Biazin é um fenômeno! A artista soube como ninguém engajar uma base sólida de fãs que compram suas ideias, músicas e produtos. Além disso, é uma compositora de mão cheia que consegue escrever músicas altamente relacionáveis. Seu álbum mais recente, "No Escuro, Quem É Você?" é a prova disso. Neste episódio especial gravado no escritório da Meta falamos sobre a sua visão do mercado fonográfico, a "blindagem" dos artistas, a influência do rap, a importância de mulheres lésbicas compondo, do Grammy e, claro, do seu trabalho. Foi um papo super gostoso em que aprendi muito com a Carol e tenho certeza que você também.
O rap brasileiro está em boas mãos! Mesmo com os artistas experimentando cada vez mais e brincando com novo gêneros, 2ZDinizz nos mostra que voltar pra base é sempre importante. Com "PATRONO", seu álbum de estreia 100% de boom bap, ele apresenta um trabalho conceitual muito bem amarrado. Tive a honra de conduzir a primeira entrevista maior dele em que partimos da sua infância e falamos de como o hip hop apareceu pra ele, assim como samba, a malandragem e muito mais. Assim como no disco, 2Z não demonstra nenhum receio em deixar seus sentimentos aflorarem em um papo sensacional.
Se depender dos meus entrevistados, JOCA e Maui, a música eletrônica brasileira segue sendo muito bem representada. Dispostos a retomar o protagonismo preto pro gênero, lançaram dois dos melhores álbuns do ano, “CORTAVENTO” e “Melodia & Barulho”. No papo falamos bastante sobre a trajetória dos dois, suas referências e influências, territorialidade e tivemos várias reflexões a respeito do cenário underground, da música eletrônica, ancestralidade DJ sets e muito, muito mais.